quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cristãos lançam documento de consenso sobre conduta missionária



As recomendações sobre a adoção de um comportamento respeitoso por parte dos missionários, evangelizadores e outras testemunhas da mensagem de Jesus através da partilha da fé cristã constam no artigo apresentado na terça-feira, 28, em cerimônia realizada no Centro Ecumênico, em Genebra, Suíça.
O documento “O Testemunho Cristão num Mundo de Pluralismo Religioso: Recomendação sobre a Prática do Testemunho”, nasce depois de uma série de consultas realizadas em cinco anos e que envolveram o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso (CPDI) e a Aliança Evangélica Mundial (AEM).
As três organizações incluem as igrejas Católica, Ortodoxa, Anglicana, Protestantes, Evangélicos e independentes que, juntos, têm cerca de dois bilhões de membros, quase 90% dos cristãos de todo o mundo.
"Nos últimos cinco anos nós construímos uma nova ponte", disse o secretário geral da AEM, Geoff Tunnicliffe. "Esse documento representa uma conquista significativa", explicou, porque é um acordo formal sobre "a essência da missão cristã" e também mostra que várias organizações cristãs "podem falar e trabalhar juntas." A publicação do texto é um "momento histórico" na busca pela unidade dos cristãos, lembrou.
"Enviamos o documento a todos os nossos membros", informou o secretário geral do CMI, Olav Fykse Tveit, "com a esperança de que essas recomendações os encoragem a desenvolver seus próprios códigos de conduta que sejam relevantes para seus contextos específicos".
O documento começa por afirmar que "a missão é parte do próprio ser da Igreja." As recomendações oferecem maneiras específicas para a realização da prática missionária mostrando respeito sincero em relação aos crentes de outras religiões.
O cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do CPDI, observou que, atualmente, os líderes de igrejas têm "o dever de proclamar a fé" e "propor um diálogo mais amplo."
Se cristãos querem que a mensagem evangélica tenha credibilidade, eles devem superar conflitos religiosos, mencionou Tauran. Ele lembrou um princípio da doutrina católica - "A Igreja Católica não rejeita nada do que é verdadeiro e santo em outras religiões".
O documento conjunto sobre o testemunho cristão convoca os cristãos a considerarem com cuidado as questões da missão e diálogo inter-religioso, a fim de criar um clima de confiança e cooperação entre os crentes de todas as religiões e promover a liberdade religiosa ao redor do mundo.
O texto também encoraja os cristãos a rezarem pelo bem-estar de todas as pessoas, para fortalecer sua identidade religiosa e para evitar a deturpação das crenças de outras religiões.
O documento recomenda que as igrejas e organizações relacionadas, sempre que possível, elaborem códigos de conduta ecumenicamente, e em consulta com representantes de outras religiões.
Ao apresentar o documento, Tveit fez alusão à oração de Jesus pela unidade. "Somos chamados a ser um para que o mundo creia", lembrou Tveit. "Portanto, hoje é um dia para agradecer e celebrar, mas também um dia de reflexão."
As reuniões com a participação do CMI, CPDI e AEM que levaram à elaboração do documento tiveram lugar em Lariano, Itália, em maio de 2006, em Toulouse. França, em agosto de 2007, e em Bangkok, Tailândia, em janeiro de 2011.

O documento completo pode ser buscado, em espanhol, acessando
http://www.oikoumene.org/es/documentacion/documents/programas-del-cmi/interreligious-dialogue-and-cooperation/christian-identity-in-pluralistic-societies/testimonio-cristiano-en-un-mundo-de-pluralismo-religioso.html

0 comentários: