segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DTALENTO | Dica para estudar a Bíblia.


ESTUDANDO A BÍBLIA.

            No decorrer de nossa vida Cristã acabamos encarando o fato que ainda não termos lido toda a Bíblia, mas, de fato é importante ler toda a Bíblia? Eu respondo, sim! É muito importante objetivarmos querer ler toda a Bíblia, não que isso vá definir seu nível de conhecimento, no em tanto, será definitivo para uma intimidade com as escrituras sagradas.
            A Bíblia foi escrita sem divisões em capítulos e versículos. Foi somente em 1228 d.C. que o bispo Stephen Langton acrescentou a divisão de capítulos, visando tornar mais acessível à Bíblia aos leitores.
            De acordo com essas divisões elaboradas séculos depois da Bíblia ter sido escrita, há 1189 capítulos na Bíblia protestante, se você estudasse um capitulo por dia, conseguiria ler a Bíblia em pouco mais de 03(três) anos. Se resumisse dois capítulos por dia conseguiria concluir a leitura em cerca de 20(vinte) meses.
            Mas, neste pequeno estudo iremos partir de um método muito interessante, vamos considerá-lo um entre vários métodos que existem, mas, este é o mais apropriado para o inicio dos estudos da Bíblia.
·         O método por resumo de capítulo.
COMO COMEÇAR A ENTENDER OS CAPÍTULOS DOS LIVROS DA BÍBLIA
Definição
O método por resumo de capítulo implica em uma compreensão geral, através de cinco leituras seguidas do texto, no mínimo, além de perguntas sobre o seu conteúdo e um resumo das principais idéias da porção estudada.
·         Por que esse método é importante?
Esse método é importante porque torna possível uma compreensão inicial dos capítulos dos livros da Bíblia. É um método trivial para os iniciantes do estudo bíblico, porque os capítulos são geralmente bastante curtos, não
requerendo estudos profundos para que resumos sejam elaborados. E um método precioso porque pode ser ensinado rapidamente a um recém-convertido ao cristianismo ou alguém interessado em desenvolver um estudo significativo das Escrituras. 
Por fim, é também um método excelente para iniciar estudos bíblicos por conta própria por toda a vida, por quatro motivos.
Primeiramente, é fácil de aprender. Pode ser posto em prática assim que você entender as dez etapas básicas, expostas na próxima seção. O formulário e o exemplo deste estudo, apresentados ao final do capítulo, o ajudarão a entender.
Em segundo lugar, não demanda muito tempo. Dependendo do tamanho do capítulo estudado, o resumo pode ser feito em cerca de 20 a 30 minutos, sobretudo se incluir uma narrativa histórica, por exemplo, partes do Antigo Testamento, os evangelhos e o livro de Atos. Você terá que gastar mais tempo, talvez, nos salmos, nos livros proféticos e nas epístolas do Novo Testamento.
• Etapa um título
• Etapa dois conteúdo
• Etapa três personagens importantes
• Etapa quatro  versículo chave
• Etapa cinco Palavras-chaves
• Etapa seis Desafios
• Etapa sete Referências cruzadas
• Etapa oito Cristo
• Etapa nove Lição ou lições principais
• Etapa dez Conclusão
Em terceiro lugar, não requer ajuda externa ou ferramentas de consulta. Mas é necessário memorizar as dez etapas do estudo. Portanto, você poderá fazer um resumo de capítulo a qualquer hora, em qualquer situação, usando a Bíblia e um pedaço de papel. Sempre que tiver tempo extra, por exemplo, na sala de espera de um consultório, no ponto do ônibus ou no aeroporto, este é o método mais indicado. Escolha um livro da Bíblia, comece com o primeiro capítulo e registre o que descobrir. Gosto de usar este método quando vou a um retiro e não posso levar minhas ferramentas de consulta.
Em quarto lugar, é um bom modo de estudo para ser empregado quando você estiver interessado em pesquisas breves da Bíblia. Você pode fazer as primeiras anotações durante a leitura de cada capítulo, usando o formulário para resumo.
·         Algumas dicas para ler um capítulo da Bíblia.
1.      Leia a Bíblia sem notas.
2.      Leia sem parar.
3.      Leia em várias traduções diferentes.
4.      Leia em voz alta para você mesmo.

·         Dez etapas fáceis para fazer um resumo de capítulo.

Primeira etapa — Título
Atribua ao capítulo um título curto e descritivo. Quanto menor o título, mais fácil para lembrar. Na verdade, se você aplicar este método em todos os capítulos do livro bíblico escolhido, poderá se lembrar do conteúdo do livro inteiro apenas memorizando os títulos dos capítulos. Use, se possível, uma palavra (ICo 13: "Amor") e, no máximo, cinco  (Hb 11: "Os heróis da  fé"). Descubra a palavra-chave do capítulo e ajuste-a ao título.
Se o título for atrativo ou puder ser idealizado, você se lembrará por mais tempo. Alguém criativo deu o seguinte título para João 4(quatro) "Poço-Posso". Os dois eventos-chaves deste capítulo são a mulher do poço e o filho de um oficial a quem Jesus pôde curar.
Segunda etapa — Conteúdo
Descreva, resuma, parafraseie, esboce ou faça uma lista dos principais pontos do capítulo. O que escolher dependerá do estilo literário do capítulo e de sua preferência. Algumas pessoas gostam de resumir; analistas gostam de esboçar. Escolha o método que lhe deixar mais à vontade e que seja fácil de fazer. Não tente interpretar o capítulo; faça somente observações sobre o conteúdo. Escreva no formulário o que você percebe ter sido dito pelo escritor.
Terceira etapa — Personagens importantes
Faça uma lista dos personagens mais importantes do capítulo. Elabore perguntas como: Quem são as pessoas mais importantes e por que se fazem presentes aqui? O que é significativo a respeito delas? Se o capítulo contém pronomes (ele, ela, eles etc), reporte-se, se necessário, ao capítulo anterior para identificar  os  personagens.  Escreva suas razões por escolher alguns deles como os mais importantes.
Quando se tratar de genealogias (listas de pessoas), não relacione cada uma delas, mas faça um resumo.
Quarta etapa — Versículo-chave
Escolha um versículo que resuma o capítulo inteiro ou algum que  lhe fale pessoalmente. Pode ser que você encontre um versículo-chave em certos capítulos que  sintetize o argumento do escritor, e, em outros, não. Em outras ocasiões, poderá optar por um versículo para ser posto em prática, algum que você crê que Deus queiro que seja aplicado sobre sua vida.
Quinta etapa — Palavras-chave
Anote a palavra-chave do capítulo. Muitas vezes será aquela que for mais empregada no texto ("amor", em ICo 13; "fé", em Hb 11). Outras vezes, talvez, seja a palavra mais importante, mas não a mais empregada. Em Romanos 6, por exemplo, o verbo "considerar" é a palavra mais  importante, embora seja
usada somente uma vez (Rm 6.11). Um capítulo também pode ter mais de uma palavra-chave.
Sexta etapa — Desafios
Relacione quaisquer dificuldades que você tenha com o texto.  Existem afirmações que você não entende? Há algum problema ou alguma questão que você gostaria de estudar mais profundamente?  E muito comum surgirem idéias para outros tipos de estudos (futuros) durante o método por resumo de capítulo. Por exemplo, certa palavra no capítulo pode chamar sua atenção; anote esta palavra. Mais tarde você talvez queira fazer um estudo  profundo  sobre  ela  (v.  cap.  7). Uma  pergunta  sobre  doutrina  pode
motivá-lo a fazer um estudo por tópicos sobre aquele ensino em particular (v. cap. 6).
Sétima etapa — Referências cruzadas
Consulte as referências cruzadas da sua Bíblia de estudo, procure outros versículos que lhe ajudem a esclarecer o assunto tratado no capítulo e anote-os no formulário. Pergunte: Que mais na Bíblia me ajudaria a entender este capítulo?  Referências cruzadas são importantes porque são ferramentas úteis para interpretar o significado de um capítulo; elas lhe permitem compreender o que a Bíblia, como um todo, tem a dizer sobre qualquer ensinamento. Você pode pesquisar em vários tipos de referências cruzadas. Eles estão descritos na seção relacionada ao método analítico de capítulo (v. cap. 10).
Oitava etapa — Cristo
A Bíblia inteira é a revelação da Pessoa de Jesus Cristo. De fato, Jesus usou o Antigo Testamento para ensinar aos discípulos a seu respeito. No dia da ressurreição, na estrada de Emaús, Jesus ministrou a dois dos seus discípulos: "E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras" (Lc  24.27).  Em cada capítulo, esteja atento à  declarações que lhe digam algo sobre  Jesus Cristo,  o  Espírito  Santo ou Deus-Pai.  Pergunte: O que  posso  aprender  sobre  a natureza  de  Jesus  neste  capítulo?  Que  atributos  de  Deus,  em  Cristo,  são  ilustrados  aqui?  (Eis alguns
exemplos: seu amor, justiça, misericórdia, santidade, poder e fidelidade.) Este pode ser o passo mais difícil para ser concluído em algumas porções da Bíblia, particularmente nas narrativas do Antigo Testamento e nas passagens carregadas de simbolismo.
Nona etapa — Lição ou lições principais
Escreva os preceitos mais importantes, as revelações e lições que você extraiu deste capítulo. Pergunte: Por que Deus quer que esta passagem esteja na Bíblia? O que ele deseja me ensinar neste capí-
tulo? Qual é o pensamento central que o escritor está tentando desenvolver? Uma possível resposta seria:
"Devemos ser amorosos em todas as relações interpessoais" (ICo 13).
Décima etapa — Conclusão
Esta é a parcela da aplicação do estudo. Como  já  debatido no primeiro capítulo, desenvolva  um projeto para ajudá-lo a implementar em sua vida uma lição que você aprendeu do capítulo ou parte dele. Será benéfico concluir o resumo de capítulo fazendo duas perguntas:
1) Como estas verdades se aplicam à minha vida?
2) O que exatamente devo fazer com elas?
Como preencher o formulário para resumo de capítulo ao final deste capítulo você achará um formulário que pode ser reproduzido para uso próprio. O formulário possui um espaço para registrar o capítulo estudado, bem como as dez etapas deste método.
Preencha os espaços em branco para cada uma das dez etapas que acabamos de expor. Se precisar de mais espaço, use o seu verso ou deixe mais espaço no papel.
Exemplo de formulário preenchido Veja os exemplos no final do capítulo.
·         Tarefa
Alguns capítulos com os quais você pode iniciar seu estudo aplicando o método por resumo de capítulo:
• 1 Coríntios 13
• 2Timóteo 2
• l joão 1
• João 17 • Lucas (capítulo por capítulo)
EM PORTUGUÊS
A Bíblia em esboços, de Harold L. Willmington (Hagnos).

EXEMPLO DE FORMULÁRIO PARA RESUMO DE CAPÍTULO:
Capítulo: Lucas 15
Lido cinco vezes: [X] (assinale após as cinco leituras)
1. Titulo: "Achados e perdidos"
2. Conteúdo:
Este capítulo contém três parábolas:
1. Lucas 15-3-7: A ovelha perdida.
2. Lucas 15.8-10: A moeda perdida.
3. Lucas 15.11-32: O filho perdido.
3. Personagens Importantes:
·         O pastor com a ovelha perdida. A mulher com a moeda perdida. O pai com o filho perdido.
4.'Versículo-chave:
Lucas 15.7: "Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se
arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se".
5. Palavras-chaves:
Os verbos: perder (v. 4,6,8,9,24,32), encontrar (v. 4-6,8,9) e achar (v. 24,32).
6. Desafios. (dificuldades que; preciso estudar):   
O que significa este versículo: "Noventa e nove justos que não precisam arrepender-se"?
7. Referências cruzadas: Lucas- f
Mateus 18.11-14 João 10.10-14 /  1 Pedro 2.25 Isaías 53.6 Salmos 119.176
8. Cristo:
Na primeira parábola: Jesus, o bom pastor, que busca a ovelha perdida.
Na segunda parábola: O Espírito Santo, nosso Dono legítimo, que procura e acha.
Na terceira parábola: Deus- Pai, que espera para nos dar as boas-vindas em casa.
9. Lição principal:
Revelações: O filho foi embora, dizendo: "Dê-me" (Lc 15.12) e voltou, dizendo: "Trata-me" (Lc 15.19).
Deus cuida dos pecadores e ansiosamente espera que eles voltem para casa.
Características do irmão imaturo:
• raiva (Lc 15.28);
• infantilidade (Lc 15.28);
• ciúme (Lc 15.29,30);
• perspectiva errada (Lc 15.29,30);
• murmuração (Lc 15.29,30).
10. Conclusão (aplicação pessoal):
Em cada uma das três parábolas verifica-se um esforço concreto para recuperar o que estava perdido. Muitos dos meus amigos estão perdidos sem Cristo. Preciso desenvolver planos específicos para dar testemunho, a fim de alcançá-los com as boas novas. Começarei compartilhando minha fé com meu amigo João neste fim de semana. Preciso expressar mais alegria quando ouvir falar de pessoas que aceitaram a Cristo.
·         FORMULÁRIO PARA RESUMO DE CAPÍTULO
Capítulo:
Lido cinco vezes: [X] (assinale após as cinco leituras)
1. Titulo:
2. Conteúdo:
3. Personagens importantes:
4. Versículo-chave:
5. Palavras-chaves:
6. Desafios (dificuldades que preciso estudar):
7. Referências cruzadas:
8. Cristo:
9. Lição principal:
10. Conclusão (aplicação pessoal);


FonteLivro 12 maneiras de estudar a Bíblia Sozinha.
Autor: Rick Warren
Editora: Vida.

0 comentários: